26.6.16

RECUSA DOS SAMARITANOS. EXIGÊNCIAS DO SEGUIMENTO - LUCAS 9,51-62 : 'CAMINHANDO COM JESUS' - REFLEXÃO DO PASTOR




'Na passagem do Evangelho deste domingo, inicia-se a narrativa da grande viagem de Jesus para Jerusalém, onde ele irá consumar a sua missão, pela paixão e morte na cruz. Ao longo dos capítulos seguintes, S. Lucas vai mencionar diversas vezes que Jesus estava a caminho de Jerusalém. Durante a longa caminhada, ele vai ensinando os seus discípulos acerca da missão, do uso dos bens e da oração, contando parábolas como a do Bom Samaritano e do Pai Misericordioso, que se encontram somente em Lucas. Ao longo dos próximos domingos do Tempo Comum, nós somos convidados a ler e a meditar, com a Igreja, o caminho de Jesus descrito pelo evangelista Lucas. Acima de tudo, somos chamados também a caminhar, isto é, a trilhar o caminho do discipulado. O discipulado descrito como caminho, mostra que o discípulo não pode ficar parado, nem viver acomodado; ao contrário, é chamado sempre a dar passos, seguindo a Jesus.


Para trilhar o caminho, o discípulo deve “tomar a firme decisão” (Lc 9,51) de caminhar para cumprir fielmente a vontade do Pai, como Jesus fez, apesar dos obstáculos que vão surgindo, como ocorreu com a rejeição do povoado samaritano, logo no início da jornada. A atitude de Jesus, repreendendo os discípulos que pretendiam destruir os samaritanos, mostra que eles não podem se deixar levar pela vingança ou violência. Mais tarde, nos Atos dos Apóstolos (At 8,4-25), S. Lucas vai contar que os samaritanos, tão desprezados por muitos, acolheram a boa nova do Evangelho.

Ao longo do caminho para Jerusalém, as pessoas vão tomando posição perante Jesus e as condições para segui-lo aparecem claramente. Dentre as atitudes que devem caracterizar os discípulos são ressaltadas a disponibilidade e o desapego. As pessoas mencionadas na passagem proclamada não tem nome; elas representam cada discípulo de Jesus. Apegos, interesses pessoais e busca de segurança não permitem ter a disponibilidade e a liberdade necessárias para seguir Jesus.

Ele continua a dirigir a cada um de nós o convite: “segue-me!”. Quem o segue não pode viver segundo os critérios do mundo. O caminho do discipulado conduz à vida nova, guiada pelo Espírito Santo. Conforme S. Paulo na Carta aos Gálatas (5, 13-18), somos chamados a viver na verdadeira liberdade, que caracteriza a “vida no Espírito”, ao invés da “vida na carne”.


Embora a resposta ao chamado para seguir Jesus seja pessoal, nós trilhamos juntos o caminho, em comunidade. Quem se dispõe a seguir Jesus deve também se dispor a participar da Igreja, comunidade dos discípulos e caminho do discipulado.'


    PALAVRA DO PASTOR
       CAMINHANDO COM JESUS
          Dom Sergio da Rocha
         Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 26 de junho de 2016
Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário