8.6.16

JESUS E A LEI: A NOVA JUSTIÇA - MATEUS 5,17-19 - REFLEXÃO DIÁRIA






O nosso dia-dia é pautado por procedimentos positivos ou negativos que aprendemos desde crianças e que podemos levar para a vida toda, porque temos a liberdade de optar por este ou aquele caminho – Sl 1, que aperfeiçoamos, retocando, renunciando, ali e acolá através da sabedoria de quem os tem realizado com empenho e relativo sucesso ... Assim foi e assim é na vida do Povo de Deus!

Dizem os teólogos cristãos, que Jesus Cristo ‘não veio destruir a Lei – Dt 4,8s, e toda a economia antiga, nem consagrá-la como intangível, mas dar-lhe, pelo seu ensinamento e pelo seu comportamento, forma nova e definitiva, na qual se realiza, afinal, plenamente aquilo a que a Lei se encaminhava. Isso é verdade, sobretudo no que diz respeito à “justiça” – ... Rm 1,16s... O amor, em que já se resumia a Lei antiga, torna-se o mandamento novo e inesgotável de Jesus – Jo 13,34 e o cumprimento de toda Lei – Rm 13,8-10, e etc.
Rodapé Bíblia.

Acolhamos a Palavra de vida eterna de Jesus que nos ensina e nos conduz à verdade que liberta, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.
                          


Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”. Mateus 5,17-19.


‘A Lei evangélica “dá pleno cumprimento” à antiga Lei – Mt 5,17-19, afina-a, ultrapassa-a e aperfeiçoa-a. Nas “bem-aventuranças”, ela realiza plenamente as promessas divinas, elevando-as e ordenando-as ao “Reino dos Céus”. Dirige-se àqueles que se mostram dispostos a acolher com fé esta esperança nova, os pobres, os humildes, os aflitos, os de coração puro, os perseguidos por causa de Cristo, traçando assim os surpreendentes caminhos do Reino.’ CIC 1967.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor para que percorramos o vosso caminho, ‘...caminho da vida, cheio de alegrias em vossa presença e de delícias ao vosso lado, perpetuamente’ – Sl 131! Abre, Senhor, os nossos ouvidos, a nossa mente, o nosso coração para que saboreando a vossa Palavra, possamos discernir, na força de vosso Espirito Santo, a vossa vontade em nossas vidas! Pai, ajuda-nos para que possam agradar-vos as palavras da nossa boca e o meditar do nosso coração..., pois sois nosso Rochedo Redentor – Sl 19,15! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós  e ajuda-nos Mãe para que sejamos dignos e fiéis cumpridores da Palavra do Pai, confiantes nas promessas de Cristo - à sua estatura, 
ensinemos os irmãos para que sejamos grandes no Reino dos Céus!

Brasília-DF., 08 de junho de 2016
      Ana Miranda Bessa


                               





Nenhum comentário:

Postar um comentário