13.6.16

OLHO POR OLHO - MATEUS 5,38-42 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja faz memória de Santo Antonio de Pádua, Presbítero e Doutor. Antônio - Portugal, 1195-1231 - abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio São Francisco, e viveu em Pádua - Itália - seus últimos anos.É santo de grande devoção popular.
Liturgia

Diz-se que muitas vezes, precisamos ‘recuar para avançar...’, e assim aconteceu com Santo Antônio, por motivo de saúde...


Mas, em muitas situações de conflito, dominando nossas emoções, podemos ser objeto de edificação, reconciliação e não de agressão... Em tudo na vida, precisamos de uma estratégia, um preparo preliminar ou simultâneo em casos inesperados e conflitantes... Em segundos, podemos lembrar-nos do Senhor e isso já nos basta!

No capítulo do Evangelho de hoje narrado por Mateus,dentre outros, Jesus nos ensina que a nossa justiça deve ultrapassar a dos escribas e a dos fariseus – de sua época – para que possamos entrar no Reino dos Céus. Mt 5,20.
Acolhamos a Palavra de Deus, luz para os nossos caminhos, narrada por Mateus:

‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!’ Mt 5,38-39
              


‘Jesus se refere à chamada “lei do talião”. Proporcionando a punição ao dano causado ela representava uma restrição da vingança – conforme Gn 4,23-24. Com esta injunção de Jesus temos uma nova etapa da evolução dos costumes, da qual encontramos eco dos textos rabínicos posteriores. Notemos que todos os exemplos se referem a um mal pelo qual a própria pessoa é lesada. Jesus não proíbe opor-se dignamente aos ataques injustos – conforme Jo 18,22ss, nem, muito menos, combater o mal no mundo.’
Rodapé Bíblia

E Jesus prossegue: " Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. Mt 5,40-42

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Deus abençoa aqueles que ajudam os pobres e reprova aqueles que se desviam deles: “Dá ao que te pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado” - Mt 5,42. “De graça recebestes, de graça dai” – Mt 10,8. Jesus Cristo reconhecerá seus eleitos pelo que tiverem feito pelos pobres – Mt 25,31-36. Temos o sinal da presença de Cristo quando “os pobres são evangelizados” – Mt 11,5; Lc 4,18.’ CIC 2443

Que o Espírito Santo nos ajude ‘ a discernir os ensinamentos de Jesus, que nos convida a superar a regra do “olho por olho e dente por dente”.

Que Maria, a Mãe de Jesus e nossa também nos ajude a sermos conciliadores, pacíficos, harmoniosos, para vivermos em paz com todos ... Amém

Santo Antônio de Pádua, rogai a Deus por nós!

Ontem, faleceu em Cuiabá - MT., meu amado sobrinho e afilhado Jóide Pinto de Miranda, Pastor que pela sua pregação e testemunho de vida trouxe muitos filhos e filhas de volta para o Pai e hoje O contempla em sua Glória! Saudades! Louvado seja o Nosso Deus e Pai!

Brasília-DF., 13 de junho de 2016

  Ana Miranda Bessa
Reedição revisada, de 15.06.2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário