16.6.16

O PAI - NOSSO - MATEUS 6,7-15 - REFLEXÃO DIÁRIA




Na vida cristã quando a sós em nosso quarto, ou com a comunidade, na Santa Missa, em um Grupo de Oração, iniciamos a nossa oração traçando o Sinal da Cruz, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, símbolo da nossa Fé!

Na vida social quando participamos de uma solenidade, o orador convidado ao iniciar o seu discurso começa chamando a atenção dos presentes para as pessoas mais ilustres, as autoridades mais importantes, nominalmente, revelando seus cargos e funções; concluindo o grau de nobreza das demais pessoas, com o tradicional: senhoras e senhores...

Quando Jesus começa a oração do Pai-Nosso, Jesus nos mostra as características essenciais de Deus, que é o Nosso Deus e Pai,  que está nos céus, louvando-o ‘santificado seja o vosso nome’, para depois pedir que o seu Reino venha a nós, e que nós estamos dispostos a aceitar a sua vontade, e, em aceitando essa vontade, Nosso Deus e Pai nos agracie com o alimento, sustento diário para o nosso corpo...

Como nós humanos presenteamos os amigos que gostamos e que gostam de nós, em um liame amigo e sincero, Jesus nos ensina também a que peçamos ao Pai , escusas pelas ofensas que lhe tenhamos feito, reconciliando-nos com Ele e, nos exorta, simultaneamente, a que, da mesma forma como Deus perdoa as nossas ofensas, nós perdoemos também a quem nos tenha ofendido, tal qual, uma mão, lava a outra, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:
                                           


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.' Mateus 6,7-15.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘... Jesus, como Verbo encarnado, conhece em seu coração de homem as necessidades de seus irmãos e irmãs humanos e no-las revela; o Pai Nosso, é o Modelo de nossa oração. Jesus, no entanto, não nos deixa uma fórmula a ser repetida maquinalmente – Mt 6,7; 1Rs 18,26-29. Como vale em relação a toda oração vocal, é pela Palavra de Deus que o Espírito Santo ensina aos filhos de Deus como rezar a seu Pai. Jesus nos dá não só as palavras de nossa oração filial, mas nos dá ao mesmo tempo o Espírito pelo qual elas se tornam em nós “espírito e vida” – Jo 6,63. Mais ainda: a prova e a possibilidade de nossa oração filial consiste no fato de que o Pai “enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Abba, Pai!” – Gl 4,6. Já que a oração interpreta nossos desejos diante de Deus, é “aquele que perscruta os corações”, o Pai, quem “sabe qual o desejo do Espírito; pois é segundo Deus que intercede pelos santos” – Rm 8,27. A oração ao Nosso Pai inscreve-se na missão misteriosa do Filho e do Espírito.’ CIC 2766. Amém!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, assim como em nosso cotidiano vivemos em família, em comunidade, quer seja na Igreja, na escola, no trabalho, e etc., ajuda-nos Senhor para que a nossa relação interpessoal seja pautada pelo respeito-mútuo, pela fidelidade, solidariedade, fraternidade e misericórdia para com o outro , principalmente quando líderes sejamos ou tenhamos maiores responsabilidades ...

Pai Santo, nós vos pedimos perdão pelos nossos pecados e pela vossa graça e benção, ajuda-nos Senhor a perdoarmos a quem nos ofendeu, ofende e nos tem ofendido continuamente, amém! Purifica-nos, Senhor em nome de Jesus  e ajuda-nos para que tenhamos lábios puros – Sof 3,9. Que o nosso pensar, o nosso falar, o nosso sentir, os nossos gestos e ações para com o Senhor e os irmãos, sejam agradáveis a vós, Senhor ! Santifica-nos Senhor e o vosso povo! Envia-nos o vosso Santo Espírito e fica conosco Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘vencer o egoísmo e o orgulho para que estejamos sempre abertos e receptivos à Oração, a perdoar e a pedir perdão’, como filhos amados do Pai, na força e na graça do Espírito Santo, amém!


   Brasília-DF., 16 de junho de 2016
          Ana Miranda Bessa


                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário