22.6.16

OS FALSOS PROFETAS. A ÁRVORE E OS FRUTOS - MATEUS 7,15-20 - REFLEXÃO DIÁRIA






Quando crianças, nossos pais  disciplinam a nossa conduta para aquilo que podemos fazer, a fim de que pautemos as nossas palavras, gestos e ações de forma sincera, correta, adequada ... Adultas, em especial nós que somos mães, porque regra geral, ficamos mais tempo com elas,  quando  na adolescência e mesmo já adultas,de forma isolada ou conjunta, 
pela nossa experiência de vida,
ainda lhes oferecemos instruções e ensinamentos...

Assim, é a graça de Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus nas nossas vidas, tal qual uma mãe e um pai humanos, mas, mais compassivos e misericordiosos, para conosco e para com os nossos filhos, e que o Pai, como Pai cuidadoso que é,  estende também para a nossa descendência... Sl 103,13.17.

Como meu pai faleceu quando eu estava com quatro anos, minha mãe, foi pai também para mim e guardo até hoje, com saudades, muitas de suas palavras, gestos, ações, naquilo que hoje realizo!

Em famílias, como existem ‘pais’ e pais, ‘mães’ e mães, na Igreja do Senhor, existem ‘profetas’ e profetas... Em nossos dias,  existem ‘sacerdotes por carreira’, mas também, sacerdotes por vocação, graças a Deus, que diferem daqueles, e estes, sacerdotes vocacionados, os conhecemos pelos seus frutos, oriundos de uma árvore boa, como nos ensina Jesus no Evangelho de hoje, narrado por Mateus:
                                       


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo.Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.' Mateus 7,15-20.

Ser o que somos, é pura graça de Deus – 1Cor 15,10, e diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Sendo de ordem sobrenatural, a graça escapa à nossa experiência e só pode ser conhecida pela fé. Não podemos portanto nos basear em nossos sentimentos ou em nossas obras para daí deduzir que estamos justificados e salvos. No entanto, segundo a palavra do Senhor: “É pelos seus frutos que os reconhecereis” – Mt 7,20, a consideração dos benefícios de Deus em nossa vida e na dos santos nos oferece uma garantia de que a graça está operando em nós e nos incita a uma fé sempre maior e uma atitude de pobreza confiante:

Acha-se uma das mais belas ilustrações desta atitude na resposta de Sta. Joana d’Arc a uma pergunta capciosa de seus juízes eclesiásticos: “Interrogada se sabe se está na graça de Deus, responde: ‘Se não estou, que Deus me queira pôr nela; se estou, que Deus nela me conserve”’. CIC 2005

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor a termos familiaridade com a vossa palavra para que, através dela, em intimidade convosco e na vossa graça, o Senhor abra a nossa mente e o nosso coração e revele-se a nós, para que esta revelação nos encha de paz e de alegria! Fica conosco Senhor e infunda em nós a fé, a força e a coragem em fazer a vossa vontade! 

Pai, queremos ser árvores boas , com belos e saborosos frutos... Árvores frondosas com sombra fresca que acolhe e protege do sol causticante os irmãos cansados e desanimados, com frutos maduros gostosos, agradáveis de ver, de tocar, que nutrem, alimentem e saciem os corações famintos de vós, ó Senhor ! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelos Sacerdotes e Profetas destes tempos, e ajuda-nos Mãe, para que sejamos ‘perseverantes no esforço de sempre produzir bons frutos’, agradáveis ao Pai! Amém!

Brasília-DF., 22 de junho de 2016
        Ana Miranda Bessa

   



Nenhum comentário:

Postar um comentário