20.6.16

NÃO JULGAR - MATEUS 7,1-5 - REFLEXÃO DIÁRIA







Sobre a ressurreição dos mortos Jesus nos disse, dentre outros, que seremos todos como os anjos no céu – Mt 22,23-33.

Há tempos tive uma visão do céu onde todos estão em torno do Pai e quando vão chegando mais anjos, os que lá estão, vão abrindo espaço para acolher os que chegam numa alegria contagiante, como nós ficamos quando encontramos ou recebemos em nossa casa uma pessoa muito querida: é tão agradável, que inunda a nossa alma e todo o nosso ser se rejubila, como sabemos também, assim foi o encontro de Isabel e Maria, que traziam no ventre João Batista e Jesus Cristo  - Profeta e Salvador, respectivamente – Lc 1,39s.

A nossa relação social e afetiva com as pessoas que devemos amar , onde,  reconhecendo as nossas fraquezas, sem nos considerarmos melhores ou superiores a elas, colocando-nos  em seus lugares, é a relação que Nosso Deus e Pai quer para cada um de nós ... E, nesse liame de amor, queremos verdadeiramente o bem do outro, sem julgamentos depreciativos, mas fraterno, procurando sempre edificar, soerguer, levantar...

Acolhamos a Palavra de Deus, narrada por Mateus, que nos exorta a praticarmos o amor ao próximo, à conversão, abrindo-nos ao outro com misericórdia, como Nosso Deus e Pai é Misericordioso para conosco:
                                          



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu?Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.' Mateus 7,1-5.

Assim diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Na linha dos profetas - Dn 7,10; Jl 3-4; Ml 3,19 e de João Batista – Mt 3,7-12, Jesus anunciou na sua pregação o Juízo do Último dia. Então será revelada a conduta de cada um – Mc 12,38-40 e o segredo dos corações - Lc 12,1-3; Jo 3,20-21; Rm 2,16; 1Cor 4,5. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus – Mt 11,10-24; 12,41-42. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino – Mt 5,22; 7,1-5. Jesus dirá no Último Dia: “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” – Mt 25,40. ‘ CIC 678.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Senhor porque o Senhor nos escolheu, nos separou, somos da vossa herança e co-herdeiros de Cristo, somos todos irmãos ! Senhor, ajuda-nos para que amemo-nos mutuamente uns aos outros, com o amor que procede do Senhor! Fica conosco Senhor, abre a nossa mente, o nosso coração para que na força de vosso Espírito Santo, vejamos no irmão, a face de Cristo e o amemos, como o Senhor o ama! Amém!


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a seguirmos o vosso exemplo de amor e de solidariedade para com o próximo, amém!

Brasilia-DF., 20 de junho de 2016
          Ana Miranda Bessa

                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário