12.6.16

A PECADORA - LUCAS 7,36-8,3 - 'FELIZES OS MISERICORDIOSOS!' : REFLEXÃO DO PASTOR





'Neste Ano Santo da Misericórdia, temos ouvido e meditado, nos Domingos do Tempo Comum, o Evangelho segundo Lucas, que ressalta a misericórdia de Jesus para com os pecadores, os pobres e todos os sofredores. Jesus é misericordioso também com aqueles que, em muitas ocasiões, se mostravam seus adversários ou inimigos, como os fariseus. Na passagem proclamada neste Domingo, ele nos apresenta Jesus fazendo uma refeição na casa de um deles. Antes de demonstrar misericórdia para com “a mulher conhecida na cidade como pecadora” (Lc 7,37), ele se mostrou misericordioso para com o fariseu, aceitando entrar em sua casa e sentar-se com ele para partilhar a refeição. Contudo, o fariseu não foi capaz de entender e aceitar o gesto misericordioso de Jesus para com a pecadora. A parábola narrada nos ensina que o perdão é expressão de amor e, por isso, quanto maior o perdão oferecido, maior o amor demonstrado, conforme afirma Jesus: “aquele a quem se perdoa pouco, mostra pouco amor” (Lc 7,47).
            


Além da humildade e da generosidade, a mulher perdoada demonstra a fé em Cristo, reconhecida pelo próprio Jesus: “Tua fé te salvou!” (Lc 7,50). Tal experiência da misericórdia de Deus, com humildade e fé, torna-se fonte de vida nova e de paz, segundo afirma o Senhor: “Vai em paz!”. Esta rica expressão resume a nova situação daquela mulher e de todos os que recebem o perdão de Deus: caminhar numa vida nova feita de paz.

O texto do Livro de Samuel (Primeira Leitura) também ressalta a misericórdia de Deus para com o rei Davi, que se reconhece pecador e confessa o seu pecado. O Salmo responsorial (Sl 31) proclama que “feliz é o homem que foi perdoado”, convidando-nos a reconhecer os nossos pecados e a buscar o perdão de Deus. Feliz quem vive do perdão de Deus! Feliz quem vive do perdão aos irmãos! Felizes os misericordiosos como o Pai!

Estamos iniciando a Semana Nacional do Migrante, que acontece de 12 a 19 de junho, com o tema "Migração e Ecologia" e com o lema "O Grito que vem da Terra", retomando o tema da Campanha da Fraternidade sobre o cuidado da casa comum. Unidos ao Papa Francisco, que muito tem insistido na acolhida aos imigrantes, somos chamados a acolher fraternalmente, em nossas comunidades, os migrantes que chegam de outras regiões do Brasil e também de outros países, sofrendo as consequências da migração forçada.

Conforme a decisão dos Bispos do Brasil, na Assembleia Geral da CNBB, deverá ser realizada, nas missas deste domingo, a coleta em favor do Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Belém do Pará, de 15 a 21 de agosto. O valor arrecadado será repassado integralmente à Arquidiocese de Belém. Colabore!'

           
 PALAVRA DO PASTOR
          FELIZES OS MISERICORDIOSOS!
                  Dom Sergio da Rocha
                Arcebispo de Brasília-DF.


Em, 12 de junho de 2016
Ana Miranda Bessa

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário