24.6.16

NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA - LUCAS 1,57-66.80 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja do Senhor, solenemente celebra, a Natividade de São João Batista. O nascimento de João anuncia a chegada dos tempos messiânicos, quando a esterilidade se torna fecundidade e a mudez, exuberância profética. Na liturgia encontremos a força para, a exemplo de João, anunciar a salvação de Deus que se realiza em Jesus.
Liturgia.

São João encontra-se no coração das festas juninas, marcadas pela alegria contagiante de todos os que delas participam ... Continuam as danças, hoje competitivas com roupas de um colorido exuberante que embelezam o recinto ... Sinto saudades das chamas altas e das brasas da fogueira, do aconchego junto dela para aquecer-se do frio; da batata assada, do papo alegre e gostoso com os amigos de tempos que não voltam mais, mas a vida continua, e cada dia é dia de agradecer o dom da vida que Nosso Deus e Pai nos concede!

Estamos às vésperas da Olimpíada onde se congregarão vários países numa bela festa esportiva com seus atletas devidamente preparados para disputar títulos e levar aos seus países de origem a vitória conquistada ... A perseverança, dedicação e empenho destes atletas, testemunham a força de vontade de cada um naquilo que empreenderam realizar para ali estar e participar, são, por isso, para mim, todos vitoriosos, e merecem os nossos aplausos, assim como também os nossos dançarinos das festas juninas...

Na Olimpíada, em especial, como nas festas juninas, um grande aparato foi definido, planejado e executado e a ansiedade já ronda os corações, tanto dos anfitriões, como de todos aqueles que participarão...

Nosso Deus e Pai, por nos amar tanto - Jo 3,16, também preparou por séculos, através dos Profetas e de João Batista a chegada de seu Filho Unigênito Jesus Cristo, para nos reconciliar com Ele – Jer 1,4-10; Is 49,1-6; Lc 1,5-17.57-66.80; At 13,22-26; 2 Cor 5,18 e assim, estarmos juntos com Ele novamente e para sempre!- - Mt 28,20.


Caríssimos, percebo que a familiaridade entre nós e nosso Deus e Pai tem estreita correlação nas atitudes que tomamos ou deliberamos em nosso dia dia, ou seja, céus e terra se unem em um liame de amor, que  não depende tão somente de nós, mas da vontade do Pai, nosso Criador, que nos inspira e nos ajuda realizar!
Os preparativos para a realização da Olimpíada, demandaram algum tempo, e das festas juninas, todos os anos ... Não acontecem de um dia para outro e se assemelham aos noves meses de espera para a gestação de um filho, hoje, com um diferencial, de natureza divina, que foge à nossa compreensão, e que aconteceu excepcionalmente em um contexto aparentemente adverso, considerando-se tratar do nascimento de um filho de uma mãe já idosa e estéril, como foi Isabel, mãe de João Batista, o Precursor de Jesus Cristo, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:                                                                


'Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

                                        


Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.' Lucas 1,57-66.80.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, a alegria da solenidade da festa de nascimento de São João Batista, nos comprova o grande amor que o Senhor tem por cada um de nós e que o Senhor tudo fez e faz para nos alcançar, trazendo-nos a graça da conversão e da salvação em Cristo Jesus! Graças, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, a Senhora que foi a primeira anunciadora de Jesus a João Batista, que pulou de alegria no ventre de sua mãe Isabel– Lc 1, 44, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a levarmos e a irradiarmos a graça e a  alegria do Espírito Santo que em nós permanece, por Jesus Cristo nosso Senhor, anunciando-o em todas as nações! Amém!

São João Batista, rogai a Deus por nós para que o’ Senhor nos fortaleça na fidelidade à missão de anunciar o Evangelho’. Amém!

Brasília-DF., 24 de junho de 2016
       Ana Miranda Bessa


                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário