7.6.16

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO - MATEUS 5,13-16 - REFLEXÃO DIÁRIA







Quando Nosso Deus e Pai criou o céu e a terra, disse em seguida: “Haja luz”, e houve luz. Deus viu que a luz era boa, e Deus separou a luz e as trevas. Deus chamou à luz “dia” e às trevas “noite”. Gn 1,1-5.

E nosso Deus e Pai tudo criou por amor, ordenadamente, e em especial criou o homem e a mulher, à sua imagem e semelhança – Gn 1,26 mas estes, desviaram as suas condutas do seu Projeto inicial e no tempo favorável do Senhor , por amar tanto o mundo, enviou-nos Jesus Cristo, seu Filho Unigênito – Jo 3,16, ‘... luz da luz ... consubstancial ao Pai’, para reconciliar-nos com Ele – 2 Cor 5,18.

Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida está no Pai e o Pai está em Jesus – Jo 14,6.10. Jesus desceu do céu; a luz de Deus veio ao mundo – Jo 3,13.19, luz do discernimento, entre o bem e o mal ...

Meditando esta Palavra, lembrei-me de Nicodemos, fariseu, notável entre os judeus e que admirava Jesus; sabia que Jesus ali estava, porque vinha da parte de Deus e para não ser visto pelos seus amigos fariseus, quis encontrar-se com Jesus, a noite ... E Jesus, explicando-lhe as coisas de Deus, dentre outros, disse-lhe, que para quem não acredita Nele, ‘Este é o julgamento: a luz veio ao mundo mas os homens preferiram as trevas, porque suas obras eram más. Pois quem faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que suas obras não sejam demonstradas como culpáveis. Mas quem pratica a verdade vem para luz, para que se manifeste que suas obras são feitas em Deus.’ – Jo 3,19-21.

Verdadeiramente ,’ ... se todo o nosso corpo está iluminado, sem parte alguma tenebrosa, estará todo iluminado como a lâmpada - acesa -, quando nos ilumina com seu fulgor’ - Lc 11,33-36, ou como o sal, no ponto certo que pode conservar e que dá sabor aos alimentos, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
                                        


Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.’ Mateus 5,13-16.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘O Povo de Deus tem características que o distinguem nitidamente de todos os agrupamentos religiosos, étnicos, políticos ou culturais da história:

- Ele é Povo de Deus: Deus não pertence como propriedade a nenhum povo. Mas adquiriu para si um povo, dentre os que outrora não eram um povo: “Uma raça eleita, um sacerdócio régio, uma nação santa” – 1Pd 2,9.

- A pessoa torna-se membro deste povo não pelo nascimento físico, mas pelo “nascimento do alto”, “da água e do Espírito” – Jo 3,3-5, isto é, pela fé em Cristo e pelo Batismo.

- Este povo tem por Chefe – Cabeça – Jesus Cristo – Ungido, Messias: pelo fato de a mesma Unção, o Espírito Santo, derivar da Cabeça para o Corpo, ele é “o Povo messiânico”.

- A condição deste povo é a dignidade da liberdade dos filhos de Deus: nos corações deles, como em um templo, reside o Espírito Santo.

- “Sua lei é o mandamento novo de amar como Cristo mesmo nos amou – Jo 13,34. É a lei “nova” do Espírito Santo – Rm 8,2; Gl 5,25.

- Sua missão é ser o sal da terra e a luz do mundo – Mt 5,13-16. “Ele constitui para todo o gênero humano o mais forte germe de unidade, esperança e salvação”.

- Finalmente, sua meta é “o Reino de Deus, iniciado na terra por Deus mesmo, Reino a ser estendido mais e mais, até que, no fim dos tempos, seja consumado por Deus mesmo”. CIC 782. Amém!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus , graças Senhor porque nos amas e nos fez vosso povo, abençoa-nos Senhor com a vossa luz e a vossa graça! Perdoa-nos os nossos pecados, purifica-nos Senhor, unge-nos, fortalece-nos, marca-nos com o vosso selo indelével e coloca em nossos corações e em nossas almas o penhor do vosso Espírito Santo,o fruto da Temperança,  para que as nossas palavras, gestos e ações, sejam agradáveis a Vos e aos nossos irmãos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a sermos sal que dá sabor ao alimento e que sacia, e luz, que ilumina para todos, ‘pois há mais felicidade em dar, do que em receber.’ – At 20,35. Amém!

Brasília-DF., 07 de junho de 2016
       Ana Miranda Bessa


                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário