14.6.16

SEDE PERFEITOS - MATEUS 5,43-48 - REFLEXÃO DIÁRIA




Uma gotinha de sangue contém todos os elementos que compõem a vida de nosso corpo e dos animais, assim como uma gotinha de água contém todos os componentes de um rio, de um mar... No entanto, nem a gotinha de sangue é o corpo humano ou o animal, e nem a gotinha de água é um rio, um mar ou oceano ...

Somos filhos amados de Deus, feitos por Ele à Sua imagem e semelhança e quando Jesus nos pede para sermos perfeitos, é porque temos a centelha em nós desse amor divino que Deus estendeu a nós, e Jesus vem nos ensinar, para que tomemos posse dessa graça... 


Acolhamos com amor a palavra que nos salva, narrada por Mateus:

‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo! ’ Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! ’Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.                          


Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. “’ Mt 5,43-48.

‘Quando Jesus ordena a sermos perfeitos, Ele não está se referindo tanto a um grau de excelência, mas a um tipo de excelência... Ele quer que demonstremos o mesmo tipo de amor que Ele nos deu, até mesmo se não podemos manter isto consistentemente. Este é um amor regido por clemência... Deus quer clemência, misericórdia, e não sacrifício – Os 6,6 – Apen/2003. ’

Quando amamos e nos sentimos amados por Nosso Deus e Pai, todo egoísmo, intolerância todo o medo é afastado. Como crianças ao redor da mãe, brincamos na certeza de que estamos sendo cuidados com amor! As crianças são felizes... Os Anjos estão nelas e com elas como estiveram com Sidrac, Misac e Abdênago – Dn 3.

Assim como o sangue e a água acima mencionados no plano material mantém todos os elementos que os contém, no Plano de Deus para a nossa Salvação, temos a Eucaristia, Pão do Céu, o Corpo de Cristo ,’que nos educa para a vivência perfeita do amor e da misericórdia’ e nos faz semelhantes a Jesus, pois Jesus nos diz: “Quem come minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele.” Jo 6,56ss. Ó, Glória! Graças, Senhor!

'A Eucaristia comunica aos fiéis a vida que o Filho recebe do Pai. ' ‘ Se somos o que comemos', o participarmos da Santa Eucaristia, com reverência e amor na graça de Deus, a cada dia o Senhor vai nos transformando para que ‘alcancemos a estatura de Cristo’, - como nos diz São Paulo - , e assim seremos perfeitos como Jesus quer que nós sejamos perfeitos.


Senhor Jesus, ajuda-nos para que o nosso ‘coração de pedra se converta em um coração novo’ – Ez 11,19; 36,26 – semelhante ao vosso coração, onde reina a docilidade e o amor! Que a docilidade e o amor no trato convosco e com os irmãos sejam o traço, sejam o sinal vosso, em nossas vidas, para os estendermos aos irmãos e ao mundo, agora e sempre, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos filhos perfeitos como nosso Deus e Pai, é perfeito ! Amém!

Brasília-DF., 13 de junho de 2016
       Ana Miranda Bessa
    Reedição atualizada, de 16.06.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário