10.6.16

A NOVA LEI COMPARADA À ANTIGA - MATEUS 5,27-32 - REFLEXÃO DIÁRIA







Nosso Deus e Pai que nos ama com amor eterno e nos instruí, nos exorta à unidade assim como meditamos ontem, Mt 5,20-26, e à fidelidade a Ele, à sua Aliança e aos seus Mandamentos, que nós devemos estender às pessoas que convivemos e que Jesus Cristo nos orienta a que os pratiquemos para sermos acolhidos em seu Reino de Amor!

Somos filhos amados de Deus e como pais terrenos quando uma de nossas crianças quer brincar com algo que poderá machucá-la, nós lhe dizemos: cuidado, faz dodói ... Nosso Deus e Pai, que sabe tudo, também nos adverte...

Deus é Família: Pai, Filho e Espírito Santo e a quis também para o Homem e a Mulher, criados à sua imagem e semelhança, para que se unam - Gn 1,26s e o ajudem a administrar a Terra... E, como nós queremos ter os nossos filhos por perto, o nosso coração, a nossa mente e a nossa casa estão sempre abertos e receptivos para acolhe-los, assim como é, a vontade do Senhor para conosco!
O Projeto de Deus para com a família é maravilhoso, e Ele quer que em nossas famílias, reine o amor, a unidade, a fidelidade, o respeito, o diálogo, a compreensão ,recíprocos,  e isso acontece até com a maioria do reino animal...

Constato, que a verdade e a justiça do  nosso testemunho, do nosso comportamento, para com os nossos filhos e com as pessoas que convivemos, na coerência do que falamos e agimos, é fundamental para a solidificação do bom caráter na personalidade daqueles e que contribuem para a harmonia e a felicidade de todos, a começar em nossa casa, em nosso lar,  e  que se estende para  uma sociedade e um mundo melhor!

Caríssimos, se almejamos ter uma família linda, unida em Deus, com os filhos por perto, seguindo o nosso exemplo, quer na vida cristã, no trabalho, na comunidade e na vida conjugal, Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida – Jo 14,6, porque Deus concebeu Jesus numa família, a Sagrada Família de Nazaré de Maria e José – Lc 2,39-40 e Jesus nos ensina no Evangelho de hoje, como devemos proceder para darmos amor, segurança, assistência, amparo e uma vida digna, até mesmo na simplicidade da nossa casa, aos filhos que o Senhor nos concedeu para criar. Acolhamos a Palavra de Vida eterna, do Senhor Jesus Cristo, narrada por Mateus:
                                                    


‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.

Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.

Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’.Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.’ Mateus 5,27-32.

Para que o nosso amor conjugal seja aquecido e perdure para agradar ao Senhor Nosso Deus e Pai, nos dar felicidade e aos nossos filhos, devemos pedir sempre a sabedoria divina - fonte dos dons e virtudes - para vivermos a harmonia familiar onde o amor, a verdade, o diálogo e o perdão, sobrepõem às tentações e tribulações deste mundo!

Deus é Amor, cheio de bondade, de clemência ... Está sempre pronto para nos guiar, orientar, perdoar... ! Nós somos filhos do Amor, e o Amor é Tudo, conforme nos diz São Paulo em 2Cor 13. Que o Pai nos ajude a praticarmos o perdão e a reconciliação ... O diálogo, para expressarmos os nossos desafetos, e se estiver difícil, buscar ajuda em Deus, Pai Misericordioso,  com o nosso Pároco ou com pessoas de bem, para que preservemos a nossa família, o nosso casamento, os nossos filhos, se assim o quisermos!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ‘é vossa face que procuramos – Sl 27; atendei, Senhor, a nossa prece:
- Vós que nos chamastes a buscar vossa face, ajudai-nos a nos comprometer com o vosso projeto de amor para conosco.
- Vós que enaltecestes o casamento, dai esperança e perseverança a todos os que buscam a união matrimonial.
- Vós que instituístes o mandamento do amor, fortalecei a união e o diálogo dos casais em dificuldades.’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajudai-nos Mãe a que, como Família, permaneçamos fiéis ao compromisso assumido diante do altar do Senhor, comprometendo-nos para a renovação e continuidade da humanidade, segundo o projeto de amor do Pai para nós! Amém!

   Brasília-DF., 10 de junho de 2016
         Ana Miranda Bessa

                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário