6.6.16

AS BEM AVENTURANÇAS - MATEUS 5,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA




A felicidade na vida é um desafio que precisamos conquistar desde que somos concebidos e para encontrá-la, é necessário uma  participação efetiva e perspicaz para alcançá-la, como por exemplo  quando almejamos participar de um vestibular ou de um concurso politicamente correto para um determinado objetivo, é necessário que nos preparemos adequadamente...

Penso que na nossa vida cristã o caminho é semelhante e Jesus nos ajuda nesse processo... É necessário conhecer a Palavra de Deus, sentir o seu chamado à conversão e viver segundo o seu Mandamento, como o fazemos nos colégios e faculdades e também no trabalho...

Nossas aprovações nos estudos ou promoções no trabalho dependerão do nosso procedimento, crescimento e desenvolvimento positivos, segundo nossos merecimentos... Jesus fala aos seus discípulos e a nós também, nas bem-aventuranças,  dos desafios a enfrentar para que possamos  participar do Reino dos Céus, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:
                      


“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.’ Mateus 5,1-12.

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor que ‘As bem-aventuranças traçam a imagem de Cristo e descrevem sua caridade; exprimem a vocação dos fiéis associados à glória de sua Paixão e Ressurreição; iluminam as ações e atitudes características da vida cristã; são promessas paradoxais que sustentam a esperança nas tribulações; anunciam as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas pelos discípulos; são inauguradas na da vida da Virgem Maria e de todos os santos.’ CIC 1717.

O merecimento que esperamos segundo as promessas de Jesus Cristo, nos incentivam, nos enchem de esperança, a que perseveremos em seu Caminho porque Nosso Deus e Pai nos ama com amor eterno, quer que sejamos felizes para sempre  e que estejamos com Ele em seu Reino!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Pai a termos um dócil e amoroso coração, para fazermos a vossa vontade e a sermos mansos e misericordiosos para com os nossos irmãos, indistintamente, e em todas as circunstâncias e assim ‘ ...sejamos selados pelo Espírito da promessa, o Espírito Santo, penhor da nossa herança...’ Ef 1,13. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a perseverarmos na Palavra de Deus que nos conduz ao seu Reino de Amor!

Brasília-DF., 06 de junho de 2016
       Ana Miranda Bessa

                               



Nenhum comentário:

Postar um comentário